2,5 mil vagas para castração encerram-se em 2 horas

0
101

Ibram oferece serviço gratuito; única clínica credenciada fica no Gama. Novas vagas devem ser ofertadas em novembro

As 2,5 mil vagas para castração de pets no Distrito Federal, abertas nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), foram preenchidas em menos de duas horas. Segundo o próprio Ibram, antes das 12h30, já não havia agendamentos disponíveis.

A ideia inicial era que o prazo ficasse aberto até sexta (10). Além das 2 mil vagas com preenchimento online, as 500 que dependiam de visitas à sede do Ibram, na Asa Norte, também acabaram. Cada dono foi autorizado a indicar até 10 bichos para a castração.

Todos os procedimentos serão feitos em uma clínica veterinária no Gama – a única cadastrada pelo governo para o serviço. Nos próximos dias, o consultório entrará em contato com os donos para marcar a data da castração, por e-mail (para quem se inscreveu pela web) ou telefone (para as inscrições presenciais).

Ainda de acordo com o Ibram, devido à demanda acima do esperado, o órgão deve solicitar recursos à Secretaria de Meio Ambiente para lançar uma nova campanha até o fim do ano. Se der certo, as novas vagas devem ser ofertadas em novembro.

Na última semana, o G1 questionou o Ibram sobre a existência de uma única clínica autorizada para o serviço. Segundo o instituto, há um edital aberto e em vigor, desde setembro de 2016, para inclui novos consultórios na lista.

Nesse período, o governo foi procurado por dois estabelecimentos. Além da clínica Medicina com Carinho, do Gama, um estabelecimento do Paranoá chegou a receber credenciamento, mas saiu da lista após problemas na execução do contrato.

De acordo com o Ibram, a adesão de outros estabelecimentos depende “do interesse dos médicos veterinários locais”.

“O manejo populacional da forma preconizada pelo edital ainda não é muito difundida entre os profissionais do DF e talvez essa seja uma das razões da falta de interesse por parte deles”, diz o comunicado enviado ao G1 pelo instituto.